psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

Dizer não e seus resultados

Após quase três meses em que tento organizar minha rotina e devido aos vários compromissos profissionais eu não consegui sequer entender o que é rotina.Todos os dias tinha tantos compromissos que eu não podia nem planejar minha vida dentro das próximas 24 horas. Enfrentei um caos interno, um marido indignado com tantos afazeres e um cansaço incontrolável. Diante disso, decidi dizer NÃO para alguns compromissos profissionais, comprei um quadro branco para colocar minhas metas e prazos e enfim passei a me forçar a ter uma rotina.

Percebi que as coisas que realmente me fazem bem e das quais eu não abro mão, eu de fato não abandono, mesmo estando a beira de um ataque de nervos...continuei indo tomar café na beira-mar de vez em quando, parei para ver o mar, ver a família e os amigos.. Mesmos assim a pressão externa me rendeu um aumento de pressão e uma preocupação com a saúde e esse foi o principal motivo por eu ter que dar um basta em algumas coisas..
O resultado foi algo inquietante:
Todas as vezes em que negocio um contrato com algum empresário e expresso minha impressão de  não ser a pessoa mais indicada para o trabalho (por falta de tempo ou competência) ou anuncio a saída de algum emprego, acontece uma coisa engraçada:
 As pessoas começam a me valorizar mais, fazem melhores propostas...reduzem minha carga horária, aumentam o pagamento...

Longe de ser uma estratégia de marketing esse meu comportamento é baseado na sinceridade, mas não parece ser essa a percepção das pessoas.

Tenho duas explicações para esse fenômeno:

1-O mundo está tão permeado das idéias de que faltam empregos, de que você tem que se manter no mercado, de que só  os melhores alcançam o topo...que quando um empresário presencia alguém dizer que Não, ele entende que você é demais para o negócio dele...enquanto você está sendo sincero e honesto.

2-Esse fennômeno também é resultado de anos de trabalho. Modestia a parte, quando assumo um compromisso , assumo para valer e portanto na maioria das vezes, tenho boas indicações..e além de  procurar ser ética e sincera com meus clientes


Concluo com tudo isso que : Ética e compromisso,nunca é demais. E que o mundo profissinal precisa aprender a lidar com as pessoas e oportunidades de forma mais real e concreta,sem fantasias de "super profissionais" .Desta forma, o NÃO, será aceito de maneira mais madura e o que de fato irá valer a pena são AS BOAS PARCEIRIAS.


Escrever sobre isso me fez pensar que se eu não souber dizer NÃO, meu nome poderá estar associado ao descompromisso e não a um bom trabalho.
Já dizia a minha avó: "Quem muito quer, nada tem"

Portanto, devemos ser mais seletivos e éticos com nós mesmos e com as pessoas. Assim não perderemos bons contatos e não venderemos a alma por um punhado de dinheiro.

bjo bjo

0 comentários:

Postar um comentário