psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

Seu nome e sua história


Você sabe a origem do seu nome? Já pensou sobre o quanto ele explica as expectativas daquele que te nomeou?
Ao estudarmos psicologia aprendemos que nascemos muito antes de sermos gerados, existimos na mente de nossos pais (biológicos ou não) no que eles esperam de seus filhos, desejados ou não, planejados ou não.
Representamos a idéia do que eles fazem do que é ser um filho: alcançar aquilo que eles não alcançaram, ser aquilo que não foram ,seguir o caminho que trilharam, dar conta de suas carências, salva-los de alguma dor, resgatar seu casamento, ser uma ferramenta de chantagens,  atingir o sucesso que eles não tiveram, realizar desejo de vivenciar a paternidade, ser um laboratório para suas experiências,enfim um filho tem inúmeras representações e significados para os inúmeros pais e suas questões emocionais
Tem pessoas que carregam nomes em homenagem a outras por que seus genitores têm um sentimento de gratidão ou querem que você siga o exemplo do homenageado. Tem pessoas que possuem nomes parecidos com seus irmãos porque seus pais querem registrar um traço que represente a família.  Existem pessoas que tem nomes que se referem à vitória,esperança,fortaleza, altivez, conquistas, possuem nomes de reis, princesas,santos e santas, cantoras, jogadores de futebol e pensar sobre a origem desses nomes e principalmente compreender o que motivou alguém a escolhe-lo diz  um pouco dos elementos simbólicos e psicológicos que envolveram a fundação do nosso “eu”.
O melhor disso tudo é perceber que mesmo com todas as expectativas que carregamos com nossos nomes, nosso destino não está traçado, nós o construímos. Podemos inclusive escolher uma palavra que nos define melhor que nosso nome. A partir de nossas experiências e escolhas podemos nos definir melhor do que os nossos pais. Que bom!Este é o curso da natureza, nos separarmos simbolicamente dos pais e construir nossa própria história.
Se quiserem dividir a origem do seu nome ou a palavra que o define, terei prazer em conhecer.

Um forte abraço

4 comentários:

A escolha do meu nome foi algo aleatório. Pois, o que estava planejado pela minha mãe era que eu me chamasse Érica Patrícia (não sei se a escrita seria essa), contudo meu pai (que foi me registrar no cartório) mudou meu nome na hora e pegou o que estava na moda: Janaína, em homenagem ao da filha da Leila Diniz q tinha nascido um ano antes. Meu nome atual...rsrrs...significa rainha das águas do mar (é o que dizem). Passei muito tempo desgostando do meu nome, logo pq o povo adora me chamar de Jaqueline, Juliana, Jéssica (poupem-me), mas já me acostumei com ele.

 

O meu nome é francês né!? Pronuncia-se em francês "JAN", mas poucas pessoas me chamam assim. Eu gosto de todas as formas. Jean vem de João. Abaixo algumas interpretações:

1 - O nome João tem sua origem etimológica direta no latim Ioannes que, por sua vez, é derivado do grego Ιωάννης (Ioánnis). Todavia a origem etimológica primitiva encontra-se na língua hebraica no nome יוחנן (Yôḥānān), forma reduzida de יהוחנן (Yəhôḥānān).
O significado da forma hebraica de João é amado do Senhor.

2 - Gosta de manter-se de igual para igual com qualquer pessoa numa disputa. Não se sente nem busca ser melhor nem pior que ninguém, é uma pessoa de mente aberta. Não gosta de ficar parado, pois tem grande agilidade mental e física. Gosta de passar seu tempo lendo e adora estudar, não deixa passar uma oportunidade de viajar. É daqueles que possui uma paixão invejavel pela vida. Não tem muita diplomacia na hora de dizer certas verdades, julgar ou criticar, costuma fazer isso à queima roupa.

3 - João: Significa agraciado por Deus e indica uma pessoa com forte espírito de liderança. Impulsivo, às vezes é mal interpretado, mas seus atos sempre visam o benefício da maioria, pois possui nobreza de caráter.

E ainda tem o "dos Anjos" né? Adoro! Beijo, Beijo!

 

O meu nome foi em homenagem a primeira presa política do país, a nossa Bárbara de Alencar e a esposa de um dos inconfidentes mineiros.

Adorei o tema Maciiii!!!! Fiquei pensando em como vou explicar aos meus filhos a escolha dos nomes Núbia e Nelson, HA!HA!HA!HA!!!!

 

Lindo post amiga!
Meu pai sempre falou com orgulho que meu nome significava altar dos céus e fiquei super feliz quando conheci uma freira dessa congregação. Confesso que não amo meu nome mas gosto do fato de ser um pouco raro.
Já o Cassius Baruc nasceu muito antes dele com certeza. Cassius foi escolhido pelo pai que significa homem distinto, ilustre e eu escolhi Baruc que significa abençoado.
E o Caio Graco já se faz presente em nossos pensamentos - estamos ansiosos e torcemos que esses momentos sonhados se realizem.

 

Postar um comentário