psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

Despreendimento

Estamos hospedando Benoit,amigo francês,ex-diretor de empresa que vendeu tudo e viaja pelo mundo desde 2008. Estou impressionada com tanto despreendimento! Nas próprias palavras dele: alguém que tinha uma vida feliz e traquila, tomar uma decisão como esta é sempre surpreendente. Ele diz que não quer viajar para sempre,mas não quer mais trabalhar como trabalhava e nem viver como vivia.Planeja conhecer toda a América Latina e se instalar na Colombia para trabalhar em um programa ambiental resultado de uns contatos que fez por lá.

Receber estrangeiros como diz o meu marido é um modo de conhecer outras culturas e eu acrescento é um modo de conhecer outras formas de levar e pensar a vida. Isso é um aprendizado, pois estando inseridos em nossa cultura,acabamos cegos na busca em atender a demanda de nossa sociedade e que na verdade não correspondem ao nosso modo de ver e levar a vida.

Ele, Benoit, disse:-Eu não sou rico, sua renda distribuida em seu carro e casa é bem maior com o que gasto em minhas viagens.É apenas uma questão de prioridade.

Eu confesso: tava obcecada em colocar box nos banheiros da nossa casa e colocar Tv a cabo. Agora eu lembro que nossos sonhos e nossos valores principais envolve viagens pelo mundo. Para nós (eu e meu marido) viajar é viver! E esses sonhos mesquinhos e materiais se tornam tão pequenos....

Sei lá!Estou meio apoquentada com essas idéias, existe um lado meu que é caseiro, que quer construir um patrimonio para ter segurança e estabilidade. Existe um outro lado que acredita na vida, no despreendimento, na aventura ,um lado mochileiro que quer conhecer o mundo. Não sei, não sei...como diria Clarice Lispector: "Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento" Mas como sou teimosa, eu ainda tento entender e vivo a refletir.
bjo bjo

5 comentários:

Existe tempo para viajar e para colocar o box do banheiro Maciiiiiii!!!!!! Será se uma coisa exclui a outra? Construir estabilidade e viajar? Tenho a mesma questão e aprendi que devo ver qual é a oportunidade que se descortina no momento. Planejo, mas conto principalmente com o que eu tenho no momento.
Esse amigo de vocês deve ser uma figura!!!! Me avisa quando vocês forem sair para que eu possa encontrar vocês!!!! Beijos, Babita.

 

"Me dê vento e vela ou, razão pra ficar"

 

Max...surpresa!! não sabia que vc tinha blog.. e daí.. ja estou invadindo!! heheh

cara.. muito me identifiquei com esse seu "post" principalmente nesses últimos anos em que aprendi, vi, e vivenciei todas essas emoções que o desprendimento nos traz!! e junto a isso, a mágica de colocar umas roupinhas dentro da mochila, pegar um Guia, ajeitar a agenda, carregar a câmera fotográfica e saí pelo mundo a fora, ganhando novos amgos, sentindo o vento, o frio, calor..vendo outras formas de viver e sonhar! NÃO TEM PREÇO!! quero sempre isso.

Por sinal (A Patagonia me espera em Julho, iupeee...)
Pois sim moça, adorei seu post e seu blog.. assim que tiver mais um tempinho leio mais.. adoro quando você escreve!

saudades.. beijocas!

 

Acho que o Jean, fez um resumo do que vcs colocaram: alguns tem vento e outros estão a construir suas velas. Eu estou a construir minhas velas e esperar o vento mais favorável... Valeuu!!!

 

Gostei muito do comentário da Carmen Tereza quando ela disse que existe tempo certo para tudo que desejamos. Precisamos é transformar os desejos em metas e ajustar a vela do barco da vida e navegar para concretiza-las. Que meta vem primeiro? Esse é o desafio da vida porque com certeza temos mais metas que tempo. Paciência e esperteza para colocar as metas na ordem certa.

 

Postar um comentário