psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

Para se levar a vida numa boa...

Estava pensando nos aborrecimentos que temos em nossas vidas...
A convivência com as pessoas,lidar com suas limitações e com as nossas próprias limitaçoes é realmente algo muito difícil.
Às vezes parecemos feridas abertas,qualquer toque ou contato e já estamos despejando pus...infecionados com a correria diária, com as frustações, com a impaciência.Não nos damos conta de que ao invés de pararmos para curar a nós enquanto feridas, no máximo tomamos um paleativo que irá mascarar os sintomas e não encontraremos a causa do problema. Tem pessoas que mascaram seus sintomas, bebendo,comprando,rezando, mentindo,..e tem pessoas que procuram a causa de seus problemas meditando,em terapia, conversando,escrevendo..Cada um tem a sua receita, mas acho que criar oportunidades para mergulharmos em nós mesmos a fim de encontrar o que REALMENTE nos faz feliz e o que REALMENTE nos faz infeliz, deve ser o melhor remédio para um mente sã.Mas não basta só saber e não tomar atitudes, é preciso, como diria meu marido aprender o momento em que teremos que apertar o botão vermelho: botão vermelho para colocar limites nas pessoas desrespeitosas,botão vermelho para o trabalho que nos consome,botão vermelho para um trabalho massacrante, botão vermelho para um casamento infeliz, botão vermelho para uma amizade opressora...Nem sempre o botão vermelho precisa ser uma finitude, mas um momento de reflexão, um momento de partida, de dar um tempo, de pensar sobre, de dar limites. O botão vermelho que meu marido me falou ontem a noite é quando nos deparamos com as nossas limitações para lidar com as limitações dos outros ou com situações limites e como todo limite é um fim, está na hora do recomeço, mudar de atitude, pensar diferente e se posicionar diferente. Precisamos apreender administrar as emoçoes e os aspectos positivos e negativos do cotidiano,pois somo como árvores que para ter bons frutos precisa ser regada ou adquirir resistencias as pragas cotidianas. Somente pensando profundamente sobre nós mesmos poderemos compreender os mecanismos que nos levam a depressão ou a plenitude. Não quero fazer campanha pró-terapia,mas digo que para estarmos sãos é preciso lembrar de uma velha canção...

Tudo é uma questão de manter: a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo...

E vc tem alguma receita para levar a vida numa boa?

6 comentários:

Além de tudo isso que você colocou muito bem, estar com pessoas que nos façam bem, como ontem na tua casa. Adorei matar a saudade, o reencontro, saber que a amizade está lá, rir até a barriga doer....RS....RS!!!!

Relações saudáveis!!!!
Amo você.

 

rsars Amizades inesqueciveis promovem saúde!

 

A vida tem me ensinado que a paciência é a melhor das virtudes. O cultivo diário da paciência tem sido hoje o meu ingrediente para tentar levar a vida numa boa, deixando-a mais leve e feliz.

 

Max,

esse igrediente,a paciência, eu tenho plena certeza, é fundamental para fermentar esse lindo bolo chamado vida. Há longos anos tento exercita-lo,ainda estou engatinhando,mas esse é também é um grande aprendizado, ter paciência consigo mesmo.

obrigado pela visita
bjo

 

Adorei a mensagem. Entendo que realmente devemos dar uma pausa para nós mesmos, cuidando melhor de nosso corpo e mente e levar a vida de maneira mais leve. Hoje consigo passar por muitos problemas com mais tranquilidade. Pois, é muita pretensão pensar que consigo mudar o mundo. O melhor é aceitar os acontecimentos como eles são.

 

eu procuro fazer tudo que gosto, ouvir uma boa musica, dar beijo nos meus filhos, fazer uma boa ação e ouvir o próximo...assim percebo que todos nós temos problemas, nada como um dia atrás do outro....e tudo se resolve.

 

Postar um comentário