psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

Encontros

 No post anterior sobre máscaras, meu amigo Jean comentou e acrescentou essa citação de Levinas:

"O homem é o único ser que não posso encontrar sem lhe exprimir este encontro mesmo. O encontro distingue-se do conhecimento precisamente por isso. Há em toda atitude referente ao humano uma saudação – até quando há recusa de saudar. A percepção não se objeta aqui em direção ao horizonte – campo da minha liberdade, de meu poder, de minha propriedade – para apreender, sobre este fundo familiar, o individuo. Ela se reporta ao individuo puro, ao ente como tal. E isto significa precisamente, se se quiser exprimi-lo em termos de “compreensão”, que minha compreensão do ente como tal é já a expressão que lhe ofereço desta compreensão.(Levinas)" 

No inicio não entendi bem e ao sairmos para um café ele me explicou um pouco mais e agora ficou bem claro do que a citação trata: Quando encontramos alguém por mais que não queiramos, esse encontro sempre exprimirá algo a ambas as partes. E a impressão, emoção e ou sentimento que irá emergir nas pessoas e em nós mesmos, está para além do nosso controle.O encontro com outrem irá ressoar experiências antigas, sensações e sentimentos muitas vezes adormecidos que deflagram emoções incontrolaveis, irracionais e inevitáveis.Muito desses encontros nós poderemos evitar e outros não, o que importa é refletirmos sobre a melhor forma de lidarmos com eles , principamente se eles geram sentimentos negativos.

Pensei que essa não poderia ser uma temática mais conveniente para pensar sobre o meu blog, pois ele funciona como um encontro comigo mesma e inevitavelmente(por ser um blog) funciona como um momento de encontro com outras pessoas. Em conversas com algumas delas percebo que os sentimentos são os mais diversos: alguns se emocionam, refletem suas vidas, mudam de atitudes, outros acham bobagem e até sentem raiva ou se revoltam..Penso que essa é a magia da convivência com as pessoas , termos encontros positivos e negativos e crescemos com eles. Mas ainda insisto que o mais rico é comprender porque esses encontros ressoam determinados sentimentos,olhando para dentro de nós mesmos, assim aprenderemos a valorizar o que nos faz bem , a colocar limites no que nos faz mal e a entender a nossa partcipação nisso tudo.


Essa lição é maravilhosa quando é mútua!

0 comentários:

Postar um comentário