psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

Máscaras

Eu normalmente quando gosto, gosto mesmo, mas quando desgosto,facilmente se nota. A vantagem é que as pessoas que eu considero, sabem que meu sentimento é sincero, entretanto, as que eu não tenho muito apreço...
Meu marido já me disse que esse é meu maior defeito e minha principal qualidade.
Demorei muito a reconhecer, mas hoje consigo assumir que tenho dificuldades em ser "política".Acredito que alguém que se diz politico, na melhor das hipoteses, é alguém flexível para lidar com opiniões divergentes, sem com isso se desgastar ou ter atritos. Esse é meu grande desafio e me parece uma grande idéia.
Penso que as pessoas tem o direito de ser o que elas quiserem,mas o papel das outras pessoas e dos grupos sociais é dar um feedback sobre os seus comportamentos. Se uma pessoa me invade ou é tosca me sinto no direito de mostra-la que não gostei e não concordo com o seu comportamento, outra estratégia que uso é me afastar sem dizer nada,mas a afasto do meu convivio. Claro que essa postura parece intolerante,mas o afastamento depende da gravidade do comportamento ou da repetição dele.
Para vivermos em sociedade precisamos muitas vezes nos ajustar a ela, ajustar não é acomodar, mas não dá para ser sempre o que se quer, sem sofrer as consequências disso. Alguém já me disse que dar um feedback seria uma excelente oportunidade para o crescimento do outro,mas as vezes aquele feedback representa a minha percepção, a minha verdade e muitas vezes a pessoa ou não está preparada, ou não quer ouvir ou não concorda com a minha verdade e por isso não vale a pena dizê-la.
Também acho que as vezes a sinceridade e o feedback são presentes que se dá a alguém, mas nem sempre estamos prontos para recebe-lo. Já ganhei muitos desses presentes e nem sempre gostei de recebe-los,mas tenho certeza que serviram para o meu crescimento. E um deles eu vos digo agora: " Você precisa aprender a usar máscaras, nem sempre vale a pena mostrar seus verdadeiros sentimentos a outrem, apenas quando se tem consideração, cumplicidade e merecimento, no mais é melhor fingir e se sair de qualquer conflito"

Divido-o com vocês e aguardo reflexões se assim acharem que mereço seus presentes!

7 comentários:

Max, seus post estão de alto nivel, muito acrescentadores e me gerando boas reflexões.
Parabéns e obrigado! :-)
Daniel Boyadjian

 

Outro dia, dei carona a uma pessoa. No caminho, enquanto conversavamos sobre coisas banais, fiz uma pergunta à ela. Ela calou-se. Deixei-a no apartamento dela, nos despedimos e ela nunca mais falou comigo apesar de estudarmos juntos no mesmo curso. (...)

O homem é o único ser que não posso encontrar sem lhe exprimir este encontro mesmo. O encontro distingue-se do conhecimento precisamente por isso. Há em toda atitude referente ao humano uma saudação – até quando há recusa de saudar. A percepção não se objeta aqui em direção ao horizonte – campo da minha liberdade, de meu poder, de minha propriedade – para apreender, sobre este fundo familiar, o individuo. Ela se reporta ao individuo puro, ao ente como tal. E isto significa precisamente, se se quiser exprimi-lo em termos de “compreensão”, que minha compreensão do ente como tal é já a expressão que lhe ofereço desta compreensão.(Levinas)

 

Eu aprendi só neste ano que em geral não é recomendado usar de extrema franqueza. Temos que comunicar amor às pessoas. Mas ainda fico pensando se isso não pode transformar o mundo numa mentira. Um mundo bonito por fora e feio por dentro. Isso parece que é a tendência da era de Aquário.

 

Mas o comentário que eu fiz foi só pra pôr um pouco de lenha na fogueira. Máscaras são necessárias...

 

Maciiii, somos muito parecidas nisso, mas aprendi que o uso das máscaras é uma estratégia de defesa mas como qualquer ferramenta a máscara pode ser mal utilizada. Os falsos e psicopatas vivem delas, não é?
Eu, por exemplo, aprendi a ser BEM mais recolhida em um ambiente de trabalho, eu me expunha demais....

E acho que receber bem uma crítica é você saber que é para o teu bem, mesmo que a crítica te magoe ou deixe triste.

Beijossssss, tá tudo lindo aqui!!!!

 

Max, acabei de comentar no blog da Dháfne (A Magia do Espelho) sobre essa questão da sinceridade e de sermos nós mesmos e mesmo assim não sermos bem interpretadas (o post de vcs tá bem parecido). Às vezes deixo de dar minha opinião p/ não causar desconforto nas pessoas. Tenho amigos q até hj não se acostumaram com esse meu jeito q sei q é mega difícil. Não é à toa q concorri ao prêmio Seu Lunga (mas o Eduardo Chagas ganhou...)

 

Jean, se quiser traduzir a citação do Levinas, seria bom! Não entendi muito! rsrsrs

Jana, sim eu li e acho que ela decidiu jogar todas as mascaras foras, hein? Espero que ela tenha sorte na convivência social! rsrsrs

 

Postar um comentário