psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

Fazer hoje o possível de hoje para amanhã fazer o impossível de hoje: Paulo Freire

Toda vida que preciso falar das idéias de Paulo Freire escuto das pessoas perguntas como: como sermos conscientes, como lutarmos por um mundo melhor, se nesse mundo para conquistarmos as coisas precisamos ser egoistas?
E me dá aquela sensação de que os pensamentos competitivos, de que apenas poucos podem "vencer" a vida e coisa e tal são tão arraigados na mente e nas atitudes das pessoas que imagino se um dia será possível estipar essas ervas daninhas da boa convivência.
Lembro de um colega com quem já tive severas discussões a esse respeito que simplesmente me diz: "Que culpa tenho eu de ter alcançado o sucesso" Para ele não interessa mais nada a sua volta a não ser o seu sucesso. O pior é que ele não compreende que o mundo a sua volta também faz parte de sua vida.
Ao chegar em casa após esse curso de capacitação, liguei a Tv e assisti um documentário sobre as grandes pandemias que assolaram e poderão assolar o mundo. Nele o foco era a gripe aviária e as preocupaçoes com as mutações dos vírus. Mostravam que o vírus da gripe H5N1 (gripe aviária) era uma mutação do vírus da gripe de 1918 e que os pesquisadores desenvolveram uma vacina com medo das inúmeras mortes que as próximas mutaçoes dos vírus poderiam trazer. Entretanto, sua maior preocupaçao é a falta de verba para produzi-la e distribui-la no mundo, pois para as industrias farmacêuticas esse não é um negócio rentável. Vacinação nunca é uma boa oportunidade de negócio, o melhor é investir em remédios para doenças crônicas. Desta forma, os países desenvolvidos poderiam até bancar a vacinação de seus povos, mas quem iria se responsabilizar pela vacinação dos povos da África e América LAtina? Assim questionava um membro da Organização Mundial de Saúde.Poderiam os países desenvolvidos sobreviver isolados dos países em desenvolvimento? De onde iriam ser retirados os recursos naturais, a mão de obra barata e outras formas de exploração? As barreiras de contato humano entre estes Países seria suficiente para proteger o mundo inteiro de uma pandemia? E como o mundo poderia funcionar dessa forma?E será que deveria funcionar assim?

Pronto essa foi a melhor analogia que poderá explicar o porque eu não posso me preocupar com o meu próprio sucesso sem levar em conta o mundo a minha volta. E infelizmente é por essa lógica que não conseguimos perceber que uma grande pandemia já assola o mundo todos os dias: fome , desesperança,violência, droga... Precisamos uns dos outros...Essa é a verdade.Posso ter uma casa, um carro, um emprego,comida e vacinação, mas preciso me relacionar como o mundo a minha volta, preciso das pessoas, preciso andar nas ruas, preciso que todas as crianças tenham alimentação e segurança, preciso não colocar a minha própria vida em risco com o aumento da violência, preciso de um mundo sem drogas , pois existem cada vez mais pessoas excluídas e sem esperança que precisam utiliza-la. Preciso de um mundo minimamente justo para que jovens de classe média e alta não precisem dar sentido às suas vidas incendiando índios, roubando carros, brigando em festas e usando drogas.... Pensamento egoísta esse, né? Mas essas são coisas que só eu preciso? Ou são coisas que se todos tivessem um pouquinho tudo ao redor poderia ser melhor? E se o bolo fosse melhor repartido?
Em tempos de eleição: Vote consciente! Faça a diferença

Há uns anos, já formada, ao ler alguns autores como Martin Baró, Paulo Freire, Cezar Wagner e Maritza Monteiro fui realmente tocada por questões existenciais que mudaram minha vida. Pensar para que serve um psicólogo me fez olhar diferente para a minha própria profissão, mas isso é um tema para outro post, o que importa é que depois disso, entrei para um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará-UFC o NUCOM e nele me deparei com pessoas incríveis, com uma enorme profundidade teórica e o melhor de tudo com o compromisso social de aplicar o que liam. Deixo aqui um vídeo da atuação deles e divido a sensação reconfortante de perceber que existem jovens que lutam, que se engajam e ainda são amorosos. São um exemplo para mim e fico com a dívida de me envolver mais ainda em causas como essas. Aqui vai a minha homenagem.


2 comentários:

Achei que seria impossível sentir mais orgulho ainda de ser sua amiga, depois de ler esse texto lindo, consegui ficar mais orgulhosa da sua amizade e aplaudo de pé!!!!

 

De fato, muito bom o texto! E se tem uma coisa que os ricos não entendem é que se você é rico é porque alguém pagou com a pobreza por sua riqueza.

 

Postar um comentário