psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

Sobre escolas e gaiolas

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

*Rubem Alves

Adoro esse texto!!!  Procuro guardá-lo no meu coração para quando for mãe, para mim e minha vida. Em um post passado escrevi sobre quadrados e bordas e não sei se consegui me expressar devidamente, mas o que almejava, era refletir sobre essa questão. O que queria escrever é que existem pessoas e ambientes que nos aprisionam, nos impedem de pensar, procuram nos engaiolar,nos fechar em quadrados e eu quero ser alguém que encoraja vôos, quero fazer isso profissionalmente e em qualquer papel que exerça na vida. (mãe,amiga,esposa, filha e etc). 
Acho bonito e necessário aquelas pessoas que nos dão uma "real",sei até aquelas que fazem muito bem esse papel na minha vida, mas o fato é que se elas permanecem no lugar onde estão( e eu as valorizo por isso) é porque elas querem que eu faça o meu vôo consciente. Entretanto, elas nunca, nunca, desencorajaram o meu vôo, pelo contrario, me incentivam a fazê-lo.
Eu escolhi isso para minha vida, voar, sonhar, pensar, não sou pássaro de gaiolas, gosto da liberdade dos vôos e gosto também de encorajar as pessoas ao meu redor a voar...não gosto de lugares e nem pessoas-gaiolas.
Eu nasci para voar e ajudar os outros encontrarem suas essências.
Por isso tenho amigos de todas as idades, raças, orientaçoes sexuais, cores, religiões, posição social.
Se eles são meus amigos é porque sabem respeitar a minha essência e vice-versa.
Acho inclusive que escolhi trabalhar com psicologia e com educação porque penso que a condição para ser feliz é entender sua essência, ajustar as asas e permanecer num constante vôo tranquilo, sem prisões e nem pressa.
Espero saber passar isso para meus filhos.
Isso é o que tenho de mais precioso para ensina-los.

bjo bjo

2 comentários:

Estava lendo um artigo que fala que as escolas não mudam porque os professores nunca saem das escolas!!!!

A educação está engessada Maciiii!!!!

 

Muito bom! Nos faz pensar no atraso dos gestores das atuais escolas.

 

Postar um comentário