psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

Sobre formaturas e outros rituais ..

Em minha festa de formatura,  estava junto com alguns jovens de uma outra geração, atrasei o curso e por isso me formei com pessoas que não eram da minha turma e por isso deparei-me com valores  bem diferentes dos meus.
A começar com a música de entrada, eu queria entrar com uma música cantada pela Maria Bethânia, pois além de adorar a cantora, achava que a música escolhida definia minha vida e a mim mesma. Entretanto, tive que combater as sérias críticas pois a idéia do cerimonialista e da própria turma era que todos entrassem com músicas animadas: tecnos ,funks e etc. Nada contra, mas eu definitivamente queria consagrar aquele momento, o fim de um  ciclo, com uma música que tivesse a minha cara. A música acabou sendo cortada pelo cerimonial, entrei apenas com um trecho dela, mas pude sentir e experiencia-la de uma forma autêntica.
Essa foi uma experiência em que aprendi o quanto os rituais em nossa sociedade estão sendo banalizados e graças a ela pude transformar o meu casamento em um momento de extremo significado para mim, para meu marido e para nossa família. Os mais queridos e íntimos foram para a areia da praia assistir o pôr-do-sol e o nascer da lua e desejar os mais sinceros sentimentos para o inicio de uma nova vida. Aredito nos rituais (quinze anos,formaturas,casamentos), acho que eles são bonitos e necessários, mas acredito neles como um momento de significado social e ajustes psicológicos diante as novas etapas da vida, por isso muito além da pompa e do luxo o que precisamos dar conta é do que realmente é importante para nós ou  tudo será resumido na quantia de dinheiro que foi gasta e as lembranças que ficam e que carregamos por toda vida, nem sempre serão agradáveis. Uma lembrança maravilhosa nem mastercard compra.

Segue abaixo a o vídeo da minha entrada em minha formatura ele ainda me define como ninguém. bjobjo


 

4 comentários:

EEEEEE
Já te disse que tb usei um trecho dessa música em minha formatura? No caso, foi Maria Bethania entre dois outros trechos de Gabriel, o Pensador.
Se tu quiser ver, tenho o DVD
;-)

 

Por muito tempo não dei importância às passagens e rituais da vida. Não fiz festa de formatura nem da escola nem da faculdade. Mas hoje vejo que os momentos de passagem são sim importantes, mesmo que seja para dar aquela sacudida no sujeito, e este se pegue dizendo coisas como "Caramba! eu casei! Hehe!".

 

Sinto a mesma coisa Maciiii, os rituais ajudam a aceitar, começar, acabar e valorizar!!!!
Por isso no próximo sarau vamos fazer o nosso documentário: "Do Bigode ao chá de pimenta: Histórias de quem se construiu junto"!!!!

 

Sim, sim!! Em todas as culturas, mesmo as mais arcaicas, existem cerimônias que marcam as "passagens". Chamamos nas Ciencias da Religião os Ritos de Passagem, por exemplo: Batismo e Matrimônio. As celebrações são importantissimas na nossa vida para firmarmos algo que construimos, simbolicamente. Eu gosto de símbolos, ritos, mitos... aquilo que vamos construindo ao longo da vida e guardamos um pedacinho da lembrança. Beijos!

 

Postar um comentário