psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

O corpo e suas lições de vida

Adoro  crianças e ao observar as suas necessidades fico sempre refletindo porque ao chegarmos na idade adulta acabamos perdendo o respeito por necessidades que nos são básicas: 
Hora de comer, hora de dormir (isso equilibra o metabolismo e evita irritações)
Hora de brincar, hora de criar...(isso promove sanidade mental e desenvolve o cérebro)
Respeitar seus limites, (sua autoestima agradece)
Ter companhias agradáveis nos faz manter um coração cheio de amor. 
Uma criança amada e bem cuidada é na maior parte do tempo sorridente e amorosa . Para isso ela ainda precisa de sorte e nós adultos porque nao cultivamos relaçoes interpessoais saudáveis ao invés de sermos  egoistas ou competitivos? (o mundo agradece essa iniciativa)
Acontece que enquanto adultos nossas necessidades básicas ficam  abafadas por outros desejos  (carreira, estética,sucesso, relacionamentos amorosos, status...) e muitas vezes esquecemos de cuidar  do que é simples e básico , cuidar do nosso lado instintivo,do nosso corpo que sente sono, fome, que precisa sorrir . 
São por essas razões que as vezes somos pegos  por reações muitas vezes avassaladoras e não consiguimos explicar. Por que agimos de uma forma agressiva, de onde vem aquele choro incontrolável, uma insõnia, uma angustia, um ataque cardíaco, uma sindrome do pânico, uma doença insistente...Ás vezes seu organismo vem dando sinal de que nao está bem e você é que não consegue perceber... Assim como a febre é um sinal de alerta, o psiquismo também tem seus mecanismos de expressar suas situações limites. Nós é que precisamos aprender a ler seus sinais...
Preste atenção no funcionamento do seu intestino, no ritmo de sua respiração,no que você come,faça um check-up esporadicamente,observe a causa daquela tristeza que vai e passa , assim você aprenderá a identificar os sinais do que não faz da sua vida algo saudável e os hábitos ou relacionamentos que precisam ser ajustados. 

Nosso corpo e nosso psiquismo são como uma máquina  que sempre precisa de manutenção, de bons combustiveis e de ajustes de vez enquando.

bjo bjo



Para completar trouxe um texto antigo que vi no orkut de minha amiga e que serve de lição para uma vida adulta mais madura e plena.

 "Tudo que hoje preciso saber - sobre como viver, o que fazer e como ser - aprendi no jardim-de-infância.

        A sabedoria não se encontrava no topo da montanha da pós-graduação, mas no montinho de areia da escola.
        Estas são as coisas que lá aprendi:
        - Compartilhar tudo.
        - Jogar dentro das regras.
        - Não bater nos outros.
        - Colocar as coisas de volta onde pegou.
        - Arrumar a bagunça.
        - Não pegar as coisas dos outros.
        - Pedir desculpas quando machucar alguém.
        - Lavar as mãos antes de comer.
        - Dar a descarga.
        "Biscoitos quentinhos e leite frio fazem bem para você".
        Para levar uma vida equilibrada - "aprenda um pouco, pense, desenhe, pinte, cante, dance, brinque e trabalhe um pouco todos os dias".
        Quando sair, cuidado com os carros: dar as mãos e ficar juntos.
        Reparar nas maravilhas da vida: "Lembre-se da sementinha no copinho plástico: as raízes descem, a planta sobe e ninguém realmente sabe como ou porque, mas somos todos assim".
        O peixinho dourado, o hamster, os camundongos brancos e até mesmo a sementinha no copinho plástico - todos morrem. Nós também.
      "Tudo o que você necessitar saber, está lá, em algum lugar. A Regra de Ouro é o amor e a higiene básica".


        Pegue qualquer desses itens, coloque-o em termos mais adultos e sofisticados e aplique-o à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme.
       Pense como o mundo seria melhor se todos nós - no mundo todo - tivéssemos biscoitos com leite todos os dias por volta das 3 da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca.
       Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver todas as coisas ao lugar em que as encontraram e arrumassem a bagunça que fazem.
       E é sempre verdade, não importando a idade: ao sair para o mundo, é sempre melhor dar as mãos e ficar juntos.
      
Autor desconhecido

3 comentários:

Maciiii que bom continuar de mãos dadas contigo!!!!

 

Postar um comentário