psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

Egoísmo e consciência social

Esse post nasceu a partir das reflexões do meu amigo Marcelo sobre duas postagens anteriores que se referiam ao egoismo e altruísmo e sobre o filme a "A história das coisas".
Eis o seu questionamento:

O quanto estamos dispostos a mudar após tomarmos consciência de certos fatos e dinâmicas? O quanto o nosso "egoísmo" (tema do outro post) nos diz que MERECEMOS o nível de consumo X e o resto (e os outros) que "se lixem"?

Acredito que ao entrarmos nesse ritmo de consumo completamente irracional e adoecedor não estamos alcançando uma certa plenitude, bem-estar interior ,pois ao entramos nessa lógica consumista estamos adoecidos e utilizamos uma resposta aceita e incentivada por um sistema capitalista, para dar conta de uma grande vazio existencial.

Por exemplo:quantas pessoas não possuem um trabalho alienante,sem sentido com cargas horárias excessivas, onde se gasta a maior parte da sua vida e de seus potenciais e não é feliz? Muitas vezes essas pessoas(e eu muitas vezes já fui uma delas) usam o consumismo como uma espécie de paliativo para sua dor e sofrimento por trabalhar, diariamente, com algo que não lhe satisfaz. Aí normalmente usam como argumento: Eu trabalho tanto,mereço um prêmio! E se escraviza ao sistema,pois compra um monte de coisa que o obrigará a trabalhar durante meses ou anos para pagar.

Isso é completamente o contrário do que eu chamo de egoísmo no post passado: O egoísmo que eu me referia era olhar verdadeiramente para dentro e compreender as coisas que REALMENTE te faz feliz e ao agir em busca dessa felicidade você poderá encontrar um sentimento de plenitude e assim num processo autoregulador você também estará mudando o mundo a sua volta,pois adotará posturas contrárias a um sistema adoecedor e quem sabe tomará atitudes altruístas para a melhoria de pessoas menos favorecidas.

Pode parecer um sonho,mas acredito no homem como um ser histórico-social que através de seus posicionamentos e atitudes, modifica o mundo a sua volta e constrói uma nova história social.

Eu não acredito que os seres humanos precisam se realizar unicamente através na compra de objetos, há outras coisas, mas para encontra-las você precisa olhar para si e cuidar do seu eu, assim cuidará também do mundo a sua volta.

Eis alguns exemplos de atitudes para mudar o mundo:
-Consumo consciente
-Reciclagem
-Voluntariado
-Ética nas relações principalmente nas profissionais
-Movimentos sociais que promovam educação,leitura crítica e consciente sobre nossa organização social,
-Ócio criativo (use o seu tempo livre para fazer coisas que gosta sem culpa, sem se sentir pressionado por não estar estudando ou ficando bonito, encontre coisas que não seja necessariamente um produto de consumo,por exemplo pique-niques, saraus,fazer artesanatos ou trabalhos manuais,exposições de artes,contemplar a natureza, dentre outras coisas que é possivel fazer sem adquirir um pacote turístico ou gastar muito dinheiro)
-Incentivo ao cooperativismo;

Deve haver outros exemplos, mas não me recordo agora!

Digamos que para adotarmos essas posturas precisamos,anteriormente,sair de uma posição alienada diante os mecanismos de manipulação e adotarmos uma postura sincera,justa e ética diante nós mesmos e diante o mundo a nossa volta.

6 comentários:

Maciiiiiii, acabei de escrever no twitter que ficamos nessa correria procurando sobreviver e isso é uma ferramenta do capitalismo para não deixar tempo para as pessoas pensarem, conscientizarem outras, se articularem, enfim....tudo o que você escreveu.
Deveríamos organizar saraus na tua casa, que achas? A pessoa querendo poitar a casa da amiga....RS!!!....RS!!!!
Poderíamos fazer esporadicamente e depois da tua defesa mais freqüente, ou poderíamos fazer um rodízio dos amigos dispostos a participar.
Nos encontramos no filme da Ju!!!!!

 

Correção: rodízio das casas dos amigos!!!!
Me embriaguei ontem, ainda estou sob efeito!!!!

Beijos, Beijos.Tu é linda, sempre.

 

Amei essa idéia! Quero fomentar uma contra-cultura e organizar espaços para deixarmos a correria em suspenso e apenas curtir a arte, as pessoas, as emoçoes,reflexões...

 

"Ninguém é mais escravo do que aquele que se acha livre sem sê-lo. " Johann Goethe

Frase postada no twitter de @Nubialafayette e completamente pertinente

 

Max,
Acho que consciência, beneficência, filantropia é você usar parte do seu tempo livre dividindo suas experiências, exatamente como está fazendo no seu blog – expondo suas opiniões correndo o risco de não agradar e tudo apenas com o intuito de propagar coisas que alimentam a alma. ALIMENTO MINHA ALMA SEMPRE QUE PASSO AQUI.
Estou comprando minha casa (Garanhuns-PE) e confesso que este post me fez repensar um montão de coisas. Bjs e bigadu.

 

Max,
Acho que consciência, beneficiência, filantropia é você doar parte do seu tempo livre dividindo suas experiências (o blog está sendo uma maravilhosa ferramenta) mesmo correndo o risco da exposição de idéias. Alimento minha alma lendo um post como este. ALIMENTO MINHA ALMA SEMPRE QUE PASSO AQUI.

Estou comprando minha casa (garanhuns-pe) e confesso que parei pra refletir bastante sobre o que realmente é importante, sobre o que realmente precisamos pra viver bem - depois de ler sua mensagem mudei algumas coisas. bjs e bigadu

 

Postar um comentário