psicotropica.com

Reflexões sobre a vida e o cotidiano. Aqui se encontra de tudo! Arte, poesia,banalidades, críticas e tudo o que faz parte da vida, inclusive o nada...

Escolhas

Em breve faço 30 anos e desde que me entendo por gente, durante esses anos em que fui namorada,esposa, amiga,irmã, filha,profissional, vivenciando dores, administrando conflitos, sentando na poltrona da terapeuta,conversando numa mesa de bar e ouvindo as angustias das pessoas, percebi o quanto nossas escolhas falam de nós e explicam nossas vidas.

Pensei em alguns momentos de minha vida que representaram grandes escolhas. Normalmente esses foram momentos em que reajustei o leme e segui para outros caminhos...

Existiram momentos em que me mantive na posição de vítima e não percebi que tinha sido uma escolha...
Momentos em que dei a volta por cima porque escolhi não ser a vítima..
Momentos em que decidi provar coisas a alguém, mesmo que no fundo eu quisesse provar a mim mesma..
Momentos em que dei um basta em pessoas com quem não tinha uma relação saudável...
Momentos em que escolhi ficar perto apenas de pessoas que me fazem bem (essa foi uma sábia escolha..)
Momentos em que resolvi escutar apenas o coração e no fim de tudo fiz a escolha mais inteligente que pude fazer...
Momentos em que decidi emagrecer, ficar mais bonita, traçar uma nova vida..viver um novo amor

Claro que a maturidade nos permite olhar para trás e analisar criticamente as posições em que ocupamos nas relações, diante a vida e de nós mesmos e às vezes com uma ajudinha de uma boa terapia percebemos que na verdade não é sorte ou azar que definem nossas vidas,mas nossos posicionamentos e escolhas..

Eu já vi pessoas reclamarem de seus casamentos por não se darem conta de que a pessoa com quem escolheram casar sempre foi do mesmo jeito, apenas elas ficaram cegas com o conto de fadas da festa de casamento que não refletiram sobre as afinidades e compatibilidade de gênios,de hábitos de vida e visão de mundo e de homem..

Já vi gente reclamar de que nunca tem dinheiro porque é imediatista, administra mal a grana, é consumista e ainda acha que não tem sorte...

Já vi pessoas acharem que não tem sorte no amor apenas por não perceber que escolhem pessoas erradas ou ao estar ao lado das pessoas certas acabam por ocupar uma posição de dependencia, fragilidade ou até de tirania e no fim acabam minando suas relações...

Já vi pessoas reclamarem de todos os homens que passaram em suas vidas e não percebem que a escolha desse homem muita vezes dependente e frágil faz parte de sua personalidade forte e controladora que não permitiria jamais ter ao seu lado um homem forte e autosuficiente...
Já vi pessoas irem embora em busca de seus sonhos e não se conformarem com o fato do mundo não estar intacto no momento de sua volta...
Já vi pessoas maltratarem um amor e depois chorar amargamente por não poder tê-lo de volta...
Já vi pessoas viverem da caridade de quem as detesta, apenas para ter status...
Já vi pessoas culparem terceiros pelo fim de uma relação falida...
Já vi pessoas largarem tudo que já construíram para viajar e fazer um mestrado..
Já vi pessoas desistirem em menos de um ano de um casamento cuja a festa e o apartamento custou uma fortuna porque o mais importante é ser feliz...
Já vi pessoas desitirem de uma função adquirida através de concurso por que não se sentiam felizes com seu trabalho..

Enfim, já vi muitas coisas, mas o que aprendi é que as vezes, olhando para trás parece que escolhemos errado,mas o importante é compreender que aquela foi a escolha que pudemos fazer naquele momento.O que vale são as lições que tiramos das boas e más escolhas e não repetir os mesmo erros, pois assim é que crescemos e amadurecemos.
Por sinal eu acho um termômetro de maturidade e sabedoria você saber assumir as consequencias de suas escolhas.

Contudo se você continuar a repetir as más esolhas e não suporta sofrer as conseqüencias destas, este é um sinal de alerta:REFLITA SUA EXISTÊNCIA.

bjobjo

8 comentários:

Seu texto é o eco da minha alma no momento atual....

 

"vida louca, vida ahah.. vida imensa.. já que eu não posso te levar.. quero que você me leve.."

Começo com essa frase de Cazuza, pois vi que se encaixa bem no que você escreveu (por sinal, muito gostosa a leitura do seu post, parabéns).

Bem, muitas emoções vivemos durante essa nossa passagem pela vida, né? Então como saber se a escolha foi certa ou errada? E se de repente tivéssemos que ir pro outro lado? e se eu não tivesse escolhido o que escolhi ser agora? Onde estaria? (recomendo assistir ao filme "Divã", é um espetáculo)
A "verdade" é que nunca sabemos ao certo o que é certo..tudo é relativo e as coisas mudam sempre! Apenas, somos responsáveis por nossas escolhas (sejam boas ou ruins), mas só saberemos mesmo, quando já a tivermos feito.

Apesar de toda dúvida, de toda incerteza e de toda esperança, estamos aqui.. vivendo esse momento lindo! Por isso, VIVER, SENTIR E AMAR já pagam o preço dessa viagem.

Pelo pouquinho que te conheço, sei o quanto você é intensa,por isso admiro isso em vc e tiro um pouco dessa lição pra mim. Fico Feliz por suas escolhas (que inclue acertos e erros), mas acima de tudo, inclui a emoção de viver, de ser você e fazer acontecer.

tenho muitas coisinhas minhas pra falar, mas que nao cabem aqui..enfim...

Gostei da sensibilidade da sua escrita! Espero que isso continue refletindo na sua maneira de ser simplesmente "Maximiria".

Um abraço!

 

Precisa dizer mais algo?!
Texto perfeito, para parar e pensar!

 

Em breve faço 37 anos.

Geminiano, me jogava do penhasco sempre com a certeza de que alguém me seguraria lá em baixo, ou que algo me seguraria como uma corda, não me deixando cair.

Um dia, me espatifei no chão e meus cacos desintegrados fugiram de mim, me deixando vazio e oco. Não me faziam sentir.

Aos poucos, fui me juntando. Hoje tenho um pouco de mim. Já não sou tão vazio, nem oco.

Quase não tenho medo. De me jogar de novo.

E sinto que cresci. Finalmente, cresci.

Feliz Aniversário para Nós!
Será que estamos ficando adultos?

 

Adorei os posts e esse do Jean, foi emocionante.

 

Já vi gente lutar desde cedo e no caminho encontrar muitos obstáculos.
Algumas vezes apanhar (palavras machucam mais que tudo) e em outras gritar seus sonhos, e ainda assim seguir, talvez pelo caminho mais árduo e custoso simplesmente pq esse é seu sonho.
Já vi gente vencer e ser feliz.
E já senti meu coração se encher de orgulho e amor simplesmente em observar a vitória de quem amo.

30 anos...quero te ver neste dia. bj

 

Conheço de perto gente que lutou desde cedo contra obstáculos de adultos. Pessoas que tiveram que gritar pra defender seus sonhos, e mesmo não sendo entendida, ainda assim, escolheu talvez o caminho mais árduo e custoso - mas ESCOLHEU O QUE REALMENTE QUERIA.
Já vi gente vencer e ser feliz.
E já senti orgulho e muita felicidade pelas conquistas de quem amo.
Quero te ver amanhã minha amiga... bj

 

Pôxa pessoal!Araceli assim você me emociona! Fico feliz de falarmos sobre nossas emoções, sentimentos e deixar rolsr as lágrimas nos olhos de rever a vida e sentir-se plena.

Obrigado amigos por ter vocês em minha vida.

 

Postar um comentário